segunda-feira, 15 de abril de 2013

Conversar


Quero falar sobre conversar.

Em empresas grandes e bem estruturadas fazer reunião é uma prática comum. Tão comum que podem até ocorrer em excesso, gerando reclamações e perda de tempo (quando são marcadas sem motivo ou objetivo específico).Entretanto, o que se percebe é que em empresas pequenas, médias e até nas famílias, sentar para conversar é uma prática que tem sido deixada de lado (ou nem chega a existir) justamente pela falta de tempo.

Conversar sobre qualquer coisa ou frivolidades é comum. Conversar sobre o que interessa, falar sério sobre algo do dia a dia, isso sim muitas vezes é deixado de lado. Fala-se pouco sobre o que se sente; toca-se pouco nas feridas e nos problemas de verdade.

Pensando em uma empresa, muitas vezes elas se organizam em setores e esquecem que os mesmos precisam conversar. Fica-se muito tempo reclamando do setor do lado sem parar para olhar o todo. Quando a situação complica muito, chama-se uma consultoria que faz o quê? Conta para todos o que ela vê de "fora". A mesma coisa que todos veriam se estivessem conversando, trocando.

Fica-se horas e mais horas nas tocas (leia-se baias, salas, etc) pensando no cliente lá fora, nas empresas "do mercado" e pouco se sai para explorar, conhecer, perguntar ao colega do setor ao lado algo simples como "o que meu setor poderia fazer para facilitar a vida do seu?".

Pouco se pergunta "como foi seu dia?", "precisa de alguma coisa?", "o que eu posso fazer por você?", "o que, na minha atitude, está te atrapalhando?". Ei, você! Tem coragem de fazer uma pergunta dessas? E se te perguntarem isso, você responderia sinceramente ou "escorregaria" simplesmente para não se comprometer?

Em tempos de redes sociais, valorizar a qualidade das suas relações pode fazer muito mais diferença do que a quantidade de amigos que você coleciona na sua página virtual. Eleja três contatos entre familiares, parceiros e colegas esta semana e ligue (telefone mesmo) ou vá fisicamente até eles. Conecte-se de verdade, olho no olho e perceba o quanto a conversa verdadeira pode fazer por você e pelo seu dia.

Seja o principal veículo da sua rede social.


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