quarta-feira, 16 de junho de 2010

Tempo e Liberdade


Em alguns momentos da vida, principalmente durante épocas de mudança, tudo ao meu redor parece uma bagunça. Eu sei que há muito para fazer e a lembrança de cada um dos itens me vem à cabeça nos piores momentos possíveis: aqueles em que não posso fazer nada.

Parece que o dia passa voando enquanto eu apago incêndios. A ansiedade e a sensação de que algo está fora do lugar são constantes nesses dias e quando algo fora do programado "pinta", é a gota d´água para uma eventual explosão.

Diante do caos, me lembrei de uma receita básica da administração do tempo: a agenda!

Comecei no domingo anotando tudo que precisaria fazer durante a semana, incluindo ligações para a família, a hora da ginástica, emails que precisavam ser enviados.

Listei para a segunda o que poderia ser feito a partir da hora de levantar até ir dormir, todas as tarefas. Para minha surpresa, aquilo que eu anteriormente consideraria uma prisão está sendo libertador!

Administrar o tempo, em tempos de tanta escassez do mesmo é um privilégio a que todos devemos nos permitir. Postergar menos, fazer mais. Deixei brechas, previ um pouco mais para tarefas rápidas e agora tenho espaço para as eventualidades e surpresas (as agradáveis principalmente!).

Quando me planejei antes e previ tudo que precisaria ser feito, desapareceram os pensamentos invasivos de tarefas que precisavam ser encaixadas. Veio a sensação de liberdade, tranquilidade e segurança.

Não foi tão difícil e a única diferença é que ando com minha caderneta para cima e para baixo.

Tempo é vida, dinheiro, oportunidade e como tais não deve ser desperdiçado, certo?

Um comentário: