quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

AJUSTE DE FOCO

Uma cliente querida me indicou o livro "O FOCO DEFINE A SORTE" de Dulce Magalhães e, confesso, o adquiri realmente porque ela falou muito sobre ele. Não estava muito animada, pensando que deveria falar sobre como eu precisava me focar mais para conseguir resultados. Lembrei das épocas de vestibular, focada sobre livros e apostilas e senti algum arrepio mas, apesar disso, me rendi à indicação.

Livro nas mãos, óculos nos olhos e fui me entregando. No começo o achei meio repetitivo mas uma frase me conquistou para todo sempre. Era algo como "As pessoas não se sentem frustradas por não conseguirem o que querem. Elas se frustram por não quererem o que conseguiram.". Elas se frustram por não quererem o que conseguiram.....

Uuuuuuuu!!!

Senti uma pontada no estômago ao ler isso. Bateu doído e com tão pouco me derrubou. Então era esse o foco: não para onde eu olho. Mas como eu olho. Como eu vejo, enxergo (se é que estou vendo) o que eu tenho hoje. Incluí nisso minha família, meus "bens", meus "mals", minha realidade, cotidiano, minha carreira e, principalmente, acima de tudo, as minhas RECLAMAÇÕES. Meu Deus, como eu reclamo! Como, por muitas vezes, falta água na metade do meu copo. Assumo.

Não quero dizer o que é certo ou errado mas, se eu pensar que de cada pouquinho que reclamo é como se jogasse um pouco da minha vida no lixo, a conta fica bem alta. Ao passo que se eu reciclar a minha realidade pensando em tudo que simples coisas podem ser, eu ganho. É isso que pode ser mudado: olhar e olhar mais uma vez para o que acontece comigo me permite encontrar tantas faces, tantos focos que o ganho fica quase sempre maior que qualquer perda.

E o mais interessante: recordando "o que eu queria ser quando crescer" eu me lembrei que queria ser e estar exatamente onde, como e com quem estou hoje. Poderia estar melhor? Sempre! Mas é isso o que tenho hoje e é isso que posso comemorar e mudar, se assim desejar.

Minha sorte depende de se eu olho, de como eu olho e se aceito, abraço e acolho ou não o que eu tenho. O que eu conquistei.

8 comentários:

  1. Pri, também gostei muito do livro, é verdadeiramente lidar com a realidade...rsr....estar presente 100% nos momentos do cotidiano do dia a dia foi o que mexeu comigo, agora é colocar em pratica e não deixar ligado o piloto automático do nosso dia a dia. Há precisando de um espelho para feedback pode contar comigo...kkkk bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa! Sessão espelho vamos marcar já! Adorei a ideia, Lilian!

      Excluir
  2. Muito bom Pri. Devemos nos manter focados nos nossos objetivos, não temos tempo para perder com coisas fúteis. bjs na família.

    ResponderExcluir
  3. Pri, quanta clareza !!! Obrigada amiga querida! Bjo grande...Aline

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Aline, conte sempre comigo...! O que a gente aprende é sempre muito melhor se pode dividir. Um beijão!!

      Excluir