quarta-feira, 20 de março de 2013

De-cisão


Por muito tempo eu viajei todos os dias a Rodovia dos Bandeirantes. Depois me rendi, fui para a cidade grande, morei perto do trabalho um tempão. Mudei de novo para o interior, fiquei amiga da Dutra.

São Paulo é uma ótima cidade. Lá as pessoas podem crescer de uma forma rápida, ganhar muito dinheiro, aprender a ter profissionalismo e, no caso de quem vem do interior, trabalhar em São Paulo alimenta o ego. Em São Paulo eu fiz muitos amigos, eu aprendi a ser gente grande, vesti salto alto, voei de avião a trabalho pela primeira vez e ganhei minha primeira pasta de consultora. É eletrizante e viciante estar em São Paulo.

Além disso, tomei muita chuva, perdi alguns chinelos nas enchentes de lá, passei no meio de tiroteio (!!!) e, em um dia após ficar 2 horas presa dentro do metrô, resolvi sair. Abri mão. Quis saber como era ver o dia nascer e o entardecer do meu quintal.

Fiz escolhas. Fui aprendendo dia após dia que não é possível ter tudo. Mas é possível ter aquilo que seu coração mais quer.

Houve um tempo em que as minhas escolhas me levaram a uma rotina de caos. Demorou um pouco até eu achar, no meio do caos, onde estava a minha escolha. Foi como encontrar um diamante no meio da bagunça "ah...aqui está a razão de tudo. Vale à pena? Sim, vale." E o melhor foi quando tomei consciência de que a bagunça ia passar. E passou.

O que quero dizer com tudo isso é que cada um pode fazer sua decisão. Os sinais de quando está na hora de mudar, de decidir, são sutis mas presentes. Quando se olha muito pela janela do escritório, preferindo ser qualquer pessoa a estar passando por lá a ser você o observador, talvez seja um sinal. Quando seu coração está batendo fora de você, pulsando por algo maior, talvez seja a hora de prestar atenção nele.

Independente de qual seja o seu sinal, fique atento: você está onde gostaria de estar? Você faz o que gostaria? Onde mora seu coração neste momento?

Pode ser que não possa sair correndo agora. Mas pode dar encaminhamentos e planejar mudar.

Por favor, esteja acordado. Consciente. Se você, sua vida, carreira, rotina não estão de acordo com o que você gostaria, saiba que você é o único responsável e capaz de mudar alguma coisa. Não faça corpo mole para tentar ser mandado embora, ainda que inconscientemente não provoque as pessoas ao seu redor para justificar ações arbitrárias da sua parte. Não diga que só fez tal coisa porque fulano ou beltrano provocaram.

Seja responsável pela sua vida, peça ajuda, busque saídas, analise e faça. Pare de dizer que é gordo porque seu metabolismo é lento; que está na empresa que te faz infeliz porque o pacote de benefícios é uma loucura. Não se venda por vale-refeição, pelo amor de deus.

Quando decidimos sempre temos uma perda. Mas, ao focar no ganho fica muito mais fácil superar a perda e ir ao encontro de si próprio. Fica mais fácil dormir menos, trabalhar mais e buscar o que se deseja. Como eu li em um livro, o que queremos de verdade, o nosso sonho não está em nenhuma revista ou lugar mirabolante. Está aí dentro de você, esperando você parar e olhar. Consegue?


12 comentários:

  1. Respostas
    1. Oi Clau!! Obrigada!! Fico feliz que tenha gostado. beijos!

      Excluir
  2. Minha estimada e saudosa amiga Priscila, parabéns pelo texto, por muitas vezes fiquei nessa mesma posição....."e agora o que fazer ?????"
    Agora, aposentado e com 68 anos sinto-me feliz por poder compartilhar tudo aquilo que vivenciei em minha vida profissional, repassando para outras pessoas um parcela "mínima da minha experiência"
    Felicidades e muito sucesso em tua carreira.....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Briga, você é uma pessoa muito querida! Certamente um exemplo para todos os que têm o privilégio de partilhar das suas experiências e conviver com você.
      Um abraço grande para vc e sua Flor Maior!

      Excluir
  3. Seus Posts...sempre me fazem pensar e muito...e a tal da CORAGEM que me falta?! O que fazer??? Tenho a resposta eu sei...bem aqui dentro de mim...Bjos mais que amei...Aline

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Falta coragem? Então faz um plano de ação. Vai te ajudar. =)
      #vaicumtudu

      Excluir
  4. É Priscila....essa frase me tocou: "Fiz escolhas. Fui aprendendo dia após dia que não é possível ter tudo. Mas é possível ter aquilo que seu coração mais quer.".

    Sem palavras...

    Adorei, um bjo!

    ResponderExcluir
  5. Priscila, amei ver tua lucidez!
    Parabéns pelo texto!!

    ResponderExcluir