quarta-feira, 19 de maio de 2010

Sob Pressão

Elaborando um material sobre comportamento e postura em entrevista de empregos li sobre uma orientação: o que responder quando o entrevistador pergunta "Você trabalha bem sob pressão?".
A orientação é bem clara. Você responde que logicamente não só trabalha bem como até é estimulado quando a pressão é maior.
...
Por alguns instantes fiquei refletindo as verdades, enganos e mentiras que fazem parte desta pergunta. Primeiro, nem sei porque se pergunta ainda isso. Talvez fosse melhor deixar para avaliar este item em uma dinâmica.
Segundo, refleti sobre a pressão em si e seus resultados. Lembrei-me dos momentos em que estou sob pressão e refleti que realmente bem ou mal o trabalho sai! Nem que seja para depois ser melhor apurado, melhor desenvolvido, relido, enfim.
Quando não tem pressão, os pedaços do trabalho são feitos em partes, languidamente, me lembrando aquela música do Vinícius "Um velho calção de banho, o dia prá vadiar..."
Como é politicamente correto vou dizer que essa é a minha impressão sobre meu trabalho mas, se fosse pular esta parte, diria que a maioria dos brasileiros é assim: espalha seu trabalho pelo dia de acordo com a urgência. E por isso acabamos sempre deixando para a última hora onde, inevitavelmente, acaba existindo pressão. E isto me leva a deduzir que a maioria de nós adora uma pressãozinha. (então não estamos mentindo em entrevistas, afinal!)
Enfim. Mas isso tudo quando o trabalho depende de nós.
E quando não depende só de você? Como funciona a pressão de tempo, de dinheiro, de perdas significativas? Você está pressionado e sem muita possibilidade de ação. E aí?
Neste ponto verificamos quem tem maior ou menor resiliência. Quem consegue sobreviver realmente sem esmorecer ou desistir até que possa agir e ver os resultados.
Torna-se fundamental conhecer-se, analisar a situação com cuidado, verificar possibilidades e saídas. É quando aquela famosa oração torna-se tão útil ... "...Serenidade necessária para aceitar as coisas que não podemos modificar, Coragem para modificar aquelas que podemos e Sabedoria para distinguirmos umas das outras.".
Amém e ponto final.

Nenhum comentário:

Postar um comentário