segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Pontos Altos

Sempre fui uma pessoa de listas. Já cheguei até a escrevê-las na mão para não correr o risco de esquecer nada. Lista do que fazer, do que não esquecer, das tarefas, de passos, planejamento.

Recentemente. um amigo me falou sobre a importância de uma lista que não imaginei pudesse ser tão importante e me trouxesse coisas tão benéficas: lista de coisas que aconteceram comigo e foram boas.

Comecei então a escrever em uma cadernetinha quase todo final de dia sobre aquilo que deu certo, que foi positivo, coisas que aconteceram e que me ajudaram de alguma forma. Lista de coisas boas que passaram por mim: alguém que ligou, um trabalho interessante para o qual fui chamada, uma conversa produtiva, uma pessoa que encontrei, coisas que ganhei, um abraço dado, um bom sentimento ou um pôr do sol que tive a sorte de notar.

Foi muito impressionante quando me dei conta do quanto não guardo na cabeça o que dá certo ou que é bom. Ouvi uma vez um comentário de que temos muito mais facilidade de guardar aquilo que não foi bom, que falamos "sem querer", os fracassos, os "nãos" e as impossibilidades. Ou seja, a dor dos "tombos que levamos" fica muito mais tempo gravada na memória que o prazer das "pingas que tomamos".

E talvez, só escrevendo e registrando, consigamos nos dar conta do quanto coisas boas nos ocorrem todos os dias. Do quanto acertamos ou somos abençoados por bons acontecimentos.

O lado bom disso: ao termos consciência e nos lembrarmos que coisas boas acontecem, temos mais força para persistir pois temos comprovações de que o caminho é o certo, de que nossos esforços estão rendendo resultados, que a boa sorte nos sorri todos os dias. Naturalmente, esse bem estar se reflete em mais benefícios num ciclo positivo e realimentado. Seria um feedback positivo diário para si mesmo.

Durante este processo, me lembrei de um filme no qual os pais, ao final do dia, perguntavam ao filho: quais foram os pontos baixos do seu dia? E os pontos altos?

Pontos baixos para serem analisados e gerarem aprendizados. Pontos Altos para serem comprovados e comemorados.

Celebrar sempre, sem economia...pois os pequenos acontecimentos e passos são o começo das grandes realizações, não é mesmo?

Boa semana! Bons acontecimentos para você!

(Imagem: FIHI-POSITIVE-VIBRATIONS - http://www.toyism.com/home/archives/languid-chessture)

4 comentários:

  1. Olá Pri!

    Já coloquei em minha nova lista, o quanto bem me fez esse post!

    Sucesso sempre!

    Bruno Bertozo
    bruno@bbertozo.com
    www.bbertozo.com

    ResponderExcluir
  2. seus texto são muito interessantes, parabens e obrigado por mi mandar essas liçoes que vc escreve nessas linhas, que vc seja sempre inluminada por deus pra escrever esses textos lhe admiro muito. sucesso pra vc e que deus te abençoe sempre .

    ResponderExcluir
  3. gostei muito, valeu!
    realmente... milagres acontecem todo momento, que tenhamos discernimento para enxergá-los.
    muitas bençãos
    Janete
    janetealmeida_80@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Pri, nossa, entre as tarefas de ser mãe, esposa, profissional ainda sobra tempo para escrever textos tão lindos e produtivos, pois me dei conta neste momento que estou deixando passar os bons momentos em minha vida......untill now....
    beijos e sucesso amiga
    Thais
    thaisprais@gmail.com

    ResponderExcluir