quinta-feira, 4 de novembro de 2010

O Caos e os Papéis da Nossa Vida

Não é meu costume falar da vida pessoal mas, aproveitando o momento, vou falar sobre tempo, rotina, imprevistos, loucura. Pois, como podem ter notado, fiquei um tempão sem escrever e, não por acaso isto está relacionado a todos os itens acima citados.

Não posso dizer que gosto ou não de rotina. Quando estou em uma muito rígida, sinto vontade de quebrar com tudo e quando tudo está muito quebrado, uma rotina até que vai bem. Sendo assim, tenho vivido minha vida nesta constante busca por um equilíbrio de ter alguma rotina não muito rígida que me permita dar meus vôos, saltos e criar além do previsto.

Nos últimos meses, entretanto, tenho vivido uma realidade que envolve o casamento com uma pessoa realmente especial, a reforma de uma casa, projetos profissionais acontecendo, aulas para dar, a espera de um bebê (!!!), o blog que alimento com muito prazer, a casa para cuidar, os bichos para cuidar (uma gata e um cão). E garanto que, tirando o fato da faxineira ter nos abandonado (por que será?) todo o restante foi muito bem planejado.

Só não planejamos as dimensões talvez. Em algum lugar da minha imaginação, eu sempre acho que vou dar conta. No caso, nós sempre achamos que vamos dar conta e que tudo vai dar certo. E sempre deu certo mesmo. Mas até isso acontecer, ufa! Haja estabelecimento de prioridades, paciência, persistência, lidar com cansaço, equilibrar a vida, as emoções.

(Estamos com um cão de guarda na obra pois estouraram o cadeado duas vezes. É necessário trancar o cão para os pintores entrarem. Hoje cedo fui trancar o cão, os pintores entraram, voltei, sentei para trabalhar e cinco minutos depois "Ô dona Priscila! O cão escapou!" "Vocês estão seguros dentro da casa?" "Sim, tudo bem. Estamos esperando a senhora". E lá vou eu socorrer os colaboradores da obra...feliz porque a casa já está amarela (meu sonho) e com um pouco de inveja do cão que está bem sossegado na frente do quintal.)

Me veio à mente uma dinâmica que apliquei há muito tempo: pegávamos 8 pedacinhos de papel e em cada um deles escrevíamos um papel que desempenhávamos em nossas vidas. Podia ser "profissional", "mãe", "esposa", "filha", "voluntária", "vizinha", "cidadã" e por aí ia o negócio. A dinâmica consistia em falar que alguma coisa aconteceu e precisávamos abrir mão de um dos papéis. E assim ia até ficarmos com aquele que era o mais importante. Lembro que eu via lágrimas escorrendo nos rostos de homens e mulheres à medida que os papéis iam sendo deixados para priorizar outros. Eu achava só interessante na época, pois não desempenhava tantos assim. Hoje tudo mudou. E todos os dias eu preciso reembaralhar e escoher os meus papéis do dia. Comemorar os eleitos, chorar pelos deixados.

Não é fácil. Mas é assim o crescimento e o autoconhecimento: uma sucessão de tombos, de alegrias, de escolhas.

E é assim que tudo se organiza, assim que se aprende e como a vida segue. Com a certeza de que a tempestade vai passar, de que vamos rir de toda essa situação regados a uma boa taça de vinho e, acima de tudo, que as coisas mais importantes permanecem. Afinal, não é o teto da casa o mais importante...mas sim a quem ele abriga.

E para não mudar o tom deste post muito radicalmente, seguem as perguntas...: Quais são seus papéis, suas prioridades, seus sonhos e confusões? O que, para você, é o mais importante hoje?

6 comentários:

  1. Boa tarde Liske...fico muito contente pela sua volta ao blog...e não é que mais uma vez vc deixou uma porção de ponto de interrogações em mim....rsrsrs....

    ResponderExcluir
  2. Mas é para isso que eu venho aqui...tiro as interrogações de mim e coloco em vocês. Assim crescemos juntos, não é mesmo?
    :)

    ResponderExcluir
  3. Olá,
    Conheci seu blog pelo Facebook. Muito bom texto. Boa sorte na busca pelo seu equilíbrio.
    Abços.
    www.erikaangeli.com

    ResponderExcluir
  4. senti falta dos seus textos, são bem legais e dá pra refletir sobre nosso papel nesse mundo doido que vivemos, sobre sua pergunta o que é importante pra mim hoje, vem várias coisas ai tem a peneira que é pra deixar só um item e fica dificil !

    ResponderExcluir
  5. Pois é Pri! Como sempre, muito bom ler seus textos! Incrível como vc escreve de forma sutil! Só me dou conta do "peso" do conteúdo quando termino a leitura... E aí penso: não é para menos que admiro tanto essa menina!!!

    ResponderExcluir
  6. Como este foi um post falando da vida pessoal, nada mais justo que o esposo do lado pessoal comentar. rs rs rs
    Como esposo, vivendo junto esse aprendizado de selecionar os papéis do dia/semana/mês, posso dizer que sou realizado em tds os dias conquistarmos um pouco mais em nossa vida juntos.
    Parabéns pelo Blog, pela reforma e obrigado pela nossa vida juntos!

    ResponderExcluir