segunda-feira, 8 de março de 2010

Dia Internacional


Não poderia deixar de escrever sobre o Dia Internacional... e interessante que sobre ele escreverei mesmo sem ter um ponto de vista bem definido sobre o assunto. Esta data não me comove mais, infelizmente (porque as coisas que comovem normalmente nos ligam à nossa humanidade, penso eu) mas recebo com carinho todas as manifestações de lembrança de amigos, meu pai, marido, irmão, etc.


A questão é que puxa...ficou tão difícil ser mulher hoje em dia. E por consequência ficou difícil ser homem também pois, se nosso papel não está bem definido, imagina o deles! De forma que hoje eu penso que a situação precisaria ser chacoalhada novamente para ver se as peças se assentam em locais mais confortáveis.


Com medo de sermos consideradas incompetentes, agarramos tudo, fazemos tudo, falamos poucos "nãos", não temos limite. Com medo de não aparentar que nossa família é mais importante que TUDO na vida, acabamos encobrindo o fato do filho estar doente ou da sua casa estar totalmente largada porque você não tem tempo de estar nela a não ser para dormir.


Muitas vezes o medo e não o objetivo é que nos movimenta. Encobrir o que não temos fica mais importante do que descobrirmos o que temos e quais os nossos diferenciais. Há séculos, e digo isso porque faz quase 10 anos, li um dos melhores livros que passaram nas minhas mãos "Mulheres que Correm com os Lobos" da Clarissa Pínkola Estés e, se não me engano, muito ela falava sobre isso: vencermos justamente pelo que temos de diferente e não tentando nos igualar pois, felizmente, não somos iguais.


A lei da não resistência cansa menos. Cansa menos nadar a favor da maré, cansa menos pedir ajuda e parar de ser super mulher. Entregar-se ao que se é e fazer só o possível. E fazendo só o possível perde-se menos tempo pensando no que não se fez e parte-se para a realização dos verdadeiros sonhos.
Respirar mais, suspirar menos.

Um comentário:

  1. Adorei suas indagações sobre a mulher, concordo plenamente, estamos tentando chegar aonde? abraçamos o mundo e achamos que não está bom ainda, eu sou um exemplo típico..rs
    Parabéns Pri seu blog é muito legal de ler.
    bjs

    ResponderExcluir