segunda-feira, 1 de março de 2010

A ALEGRIA NOS NEGÓCIOS






Parece até meio óbvio falar sobre isso, mas creio que não custa dar mais um toque uma vez que no dia a dia a tentação é grande...

Há um tempo frequentava um salão de beleza. Gostava muito. O serviço era bom e barato, a dona "acertou a mão" com o meu cabelo mas, de repente...me dava uma preguiça de ir.

Não sei o que acontecia mas resolvi aprender a me arrumar em casa a ter que ir àquele salão.

Fiquei pensando o porquê daquilo. Por que deixar de frequentar um lugar que tem um bom serviço?

A resposta veio logo: o lugar era triste. A dona, sentindo confiança na minha pessoa, colocou-se a contar toda sua vida incluindo aí os problemas com o próprio salão, a filha, o ex-marido (valei-me!). Só para esclarecer, eu não sou psicóloga e, além de não lembrar-se disso esqueceu que eu era uma coisa a mais: cliente.

Com cliente não se conversa sobre problemas a menos que os mesmos digam respeito ao contrato profissional estabelecido ou sobre os problemas do cliente mas sobre os seus, nunca!

É difícil lembrar disso no dia-a-dia e parece muitas vezes até injusto mas lembre-se: esta atitude reverte pontos para a sua imagem profissional e para a imagem da sua empresa. O seu valor não está somente ligado ao serviço/produto que você entrega mas também à sensação que você provoca ao chegar, ao conversar, ao entrar no negócio.

O mesmo vale para fofoca. Quanto a esta vale lembrar: se falam de alguém para você, falam de você para alguém. Evite, corte. Mantenha a distância, mude de assunto. No caso de comentarem algo, afirme com a cabeça que está ouvindo e não estenda a coversa.

Fazer fofoca, prolongar-se em conversas pessoais que não sejam agradáveis, contar detalhes desnecessários sobre a vida pessoal, tudo isso cotribui para formar um ambiente pesado, para tornar sua imagem profissioal algo não tão agradável.

Corra para o outro lado. Reserve pensamentos bons antes de sair para o trabalho. Pense nas metas que atingiu, nas pessoas que cruzaram seu caminho e te beneficiaram. Certamente você vai encontrar isso. Valorize o que é bom pois as coisas têm o peso que cada um dá.

Caso, pessoalmente, você esteja com dificuldades, procure ajuda profissional. Caso sua empresa como um todo esteja com dificuldades neste sentido, procure ajuda profissional; não deixe a situação simplesmente "rolar".

Cuide-se. Ofereça o que o cliente quer dentro do que você pode oferecer. E lembre-se: as pessoas e empresas sempre estão mais abertas a quem está olhando para o lado positivo da vida e das situações pois problemas todos têm.

Nenhum comentário:

Postar um comentário