segunda-feira, 9 de setembro de 2013

11 PRINCÍPIOS SIMPLES PARA TORNAR-SE UM LÍDER MELHOR - Dave Kerpen




Segue mais um texto que tem sido referência para mim em alguns atendimentos de coaching. Aliás, recomendo muito que acompanhem este autor no linkedin: Dave Kerpen. (tradução livre do texto)

Vale para líderes ou qualquer pessoa que trabalhe com ou para outras pessoas. Aproveite e reflita. 

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Ser agradável irá ajudá-lo no seu trabalho, negócio, relacionamentos e vida. Eu entrevistei dúzias de líderes bem sucedidos para meu último livro para determinar o que os faz serem tão queridos e suas empresas terem tanto sucesso. Todos os conceitos são simples e, talvez em nome das receitas prontas ou de conceitos básicos, nós frequentemente perdemos de vista as coisas simples - coisas que não apenas nos fazem humanos mas que também nos ajudam a ser melhor sucedidos. Abaixo estão os 11 princípios mais importantes para absorver e tornar-se um líder melhor:

1. Escutar
"Quando as pessoas falarem, ouça plenamente. A maioria das pessoas nunca ouve." - Ernest Hemingway

Ouvir é a base para qualquer bom relacionamento. Bons líderes ouvem o que os seus clientes e prospects precisam ou desejam. Também prestam atenção aos desafios que essas pessoas encaram. Eles ouvem seus colegas e estão abertos a novas ideias. Ouvem os acionistas, investidores e competidores. Aqui está o motivo porque os melhores CEO´s ouvem mais.

2. Contar Histórias

"Contar histórias é a forma mais poderosa de apresentar ideias ao mundo nos dias de hoje." - Robert McAfee Brown
Após escutar, líderes precisam contar boas histórias no intuito de venderem seus produtos e, mais importante, de venderem suas ideias. Contar histórias é o que cativa as pessoas e as leva a agir.  Não importa se está contando uma história para um prospect durante um almoço, em uma sala de reuniões cheia de pessoas ou para milhares delas por meio de uma transmissão online - contar histórias conquista clientes (e funcionários - n.t.).
3. Autenticidade

"Eu não tinha ideia de que ser eu mesma poderia me deixar tão rica como me tornei. Se eu soubesse, teria feito isso mais cedo." - Oprah Winfrey
Bons líderes são quem eles dizem que são e têm integridade incomparável. Vulnerabilidade e humildade são marcas do líder autêntico e isso cria energia positiva e que atrai as pessoas.
Clientes, empregados e a mídia, todos querem colaborar para uma pessoa autêntica crescer. Costumava haver uma divisão entre a pessoa pública e privada mas as redes sociais acabaram com essa divisão. Os líderes do futuro são transparentes sobre quem são na mídia online, mesclando assim o pessoal e o profissional.
4. Transparência

"Como pequeno empresário,você não tem influência melhor que a verdade ." - John Whittier
Não há mais local para esconder-se e os pequenos empresários que se esforçarem para guardar segredos estarão mais cedo ou mais tarde expostos. Abertura e honestidade levam a uma satisfação maior dos funcionários, clientes e colegas de trabalho. E o mais importante: transparência torna muito mais fácil dormir bem à noite, sem a preocupação de lembrar-se o que foi dito a quem. Um líder mais feliz e tranquilo é bem mais produtivo.

5. Trabalho em Equipe

"Indivíduos jogam o jogo, mas equipes superam as expectativas ." - SEAL Team Saying
Não importa quão pequena seja sua empresa, você interage com outras pessoas todos os dias. Deixando as pessoas brilharem, encorajando ideias inovadoras, prticando humildade e seguindo outras regras para trabalhar bem em equipe, irá ajudá-lo a tornar-se um líder mais bem quisto. Você precisará de uma cultura de sucesso na sua empresa; uma que inclua pensamentos "fora da caixa".
6. Receptividade

"A vida é 10% o que acontece com você e 90% como você reage a isso ." - Charles Swindoll

Os melhores líderes são sensíveis a seus clientes, equipe, investidores e prospects. Todos os stakeholders podem passar informações de forma viral falando bem ou mal e o líder vencedor é aquele que reconhece isso e insiste em formar uma cultura de receptividade e resposta. Independente da comunicação ser via email, voice mail, notas ou tweets, responder ao cliente mostra que você se preocupa com ele e dá a seus clientes colegas uma palavra, permitindo que tenham uma impressão positiva da empresa.

7. Adaptabilidade

"Quando você parar de mudar, você terá parado." - Ben Franklin

Nunca houve um mercado com tantas mudanças como este em que estamos agora. Os líderes precisam ser flexíveis para gerenciar as oportunidades de mudança e desafios e ser ágil o suficiente para se movimentar no momento certo. A teimosia não é mais desejável na maioria das organizações. Por outro lado, humildade e boa vontade para se adaptar são marcas de um grande líder.

8. Paixão

"A única forma de fazer um trabalho excelente é amar o trabalho que você faz." - Steve Jobs

Aqueles que amam o trabalho que fazem não precisam trabalhar um único dia em suas vidas. As pessoas que são hábeis em colocar paixão em seus negócios têm uma vantagem imensa, uma vez que essa paixão contagia clientes e colegas. Encontrar e incrementar sua paixão pelo que faz irá certamente aumentar seus resultados.
9. Surpresa e encanto

"O verdadeiro líder sempre têm um elemento surpresa na manga que as pessoas podem não compreender mas que mantém seu público animado e sem palavras" - Charles de Gaulle

A maioria das pessoas gosta de ter surpresas no seu dia a dia. Os melhores líderes prometem menos e entregam mais, assegurando que seus clientes e funcionários fiquem sempre surpresos de uma forma positiva. Há uma série de formas de surpreender sem gastar a mais por isso. Todos nós gostamos de nos encantar. Surpreender e encantar cria várias oportunidades pelo marketing boca a boca

10. Simplicidade

"Menos não é mais; apenas o suficiente é mais" - Milton Glaser

O mundo está mais complexo que nunca e os clientes ainda continuam respondendo melhor à simplicidade - no design, na forma e função. Enfrentar projetos complexos, desafios, ideias e separá-las nos seus componentes mais simples, permite aos consumidores, equipe e demais stakeholders a entender melhor e comprar seu ponto de vista. Nós humanos desejamos simplicidade e os líderes de hoje também devem focar-se em entregar simplicidade.

11. Gratidão

"Eu gostaria de sustentar que gratidão é a maior forma de pensamento e que o reconhecimento é felicidade dobrada pelo encantamento" - Gilbert Chesterton

Líderes admirados são sempre agradecidos a todas as pessoas que contribuíram para as oportunidades que surgiram e seu sucesso. Ser agradecido e dizer obrigado a mentores, clientes, colegas e outros mantém os líderes modestos, apreciados e bem recebidos. Isto também contribui para você sentir-se melhor. Donor´s Choose estudou o valor de uma nota de agradecimento escrita à mão e que as pessoas que doam algo têm 38% mais chance de doar novamente se tiverem recebido uma nota de agradecimento escrita à mão.

A REGRA DE OURO: Sobre todas as coisas, trate os outros como gostaria de ser tratado.
Mostrando aos outros a mesma cortesia que espera deles, você ganhará mais respeito dos seus colegas de trabalho, clientes e parceiros. Mantendo as pessoas em alta conta, mostra o quanto sua empresa é querida e motiva as pessoas que trabalham com você. Isso parece tão simples, assim como muitos desses princípios e ainda muitas pessoas muito comprometidas em ganhar dinheiro falham na adoção destes conceitos-chave.


O texto "11 Simple Concepts to Become a Better Leader" está neste link.


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