terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

As pequenas empresas e os grandes negócios

Fiquei um tanto mal habituada a visualizar apenas grandes ou grandessíssimas empresas por um longo tempo. Normalmente lemos sobre as grandes, estudamos e nos espelhamos nas estratégias das grandes esquecendo-nos de olhar as pequenas com mais detalhe.

Afinal de contas, o que poderia haver de tão maravilhoso em uma empresa que emprega aí de 5 a 20 pessoas...?

...Muitas coisas, pois não! E isso pode realmente não ser novidade para a maioria que lê estes parágrafos mas para mim foi como limpar os olhos, olhar o detalhe como naquelas imagens em que vai se adentrando o detalhe dentro do detalhe e, ao olharmos as pequenas empresas, observamos que no pequeno vemos o todo, o grande e, com uma vantagem inversamente proporcional ao seu tamanho: seus hábitos e cultura são mais fáceis de serem ajustados, mudados. A velocidade é maior e não distante a decisão de mudar depende de uma, no máximo duas pessoas.

Diante disso, visualiza-se aí uma série de empresas que precisam de ajuda, de um olhar mais criterioso. De um olhar, análise e estratégias simples e poderosas. Nada muito radical mas algo que imprimiria uma mudança enorme aos resultados. Nada impossível, nada muito caro. E com isso muitos pequenos negócios seriam não só salvos mas ampliados.

Ao mesmo tempo, como diria meu amigo Luciano, da Natus Consultoria, temos uma série de bons profissionais muito bem capacitados e que podem auxiliar estes pequenos negócios a darem grandes passos sem reinventar a roda. É necessário ligar pontos, fazer essa conexão. Como unir bons profissionais consultores a pequenos negócios levando a uma clara relação de ganha-ganha...lucro, empregos gerados, empreendedores crescendo.

Penso em redes sociais na internet, os blogs, conhecer pessoas, visitar os negócios, conhecer o dono, trocar mais e mais ideias, valorizar serviços, comentar, sugerir algumas mudanças e andar com as mesmas.

Prospectar de uma forma diferente, oferecer o que ele nunca pensou que poderia ser feito. Não somente por uma questão de negócio puro e simples, mas também pela matemática de que ajudar a manter 5 empregos pode significar atingir diretamente cerca de 20 pessoas o que, repetindo meu amigo novamente, é mais do que uma profissão, uma consultoria. Isso é missão de vida.

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