segunda-feira, 5 de agosto de 2013

O que, afinal de contas, é COACHING?


Uma pergunta feita com frequência é "Mas, afinal de contas, o que é exatamente coaching?".

Coaching é um processo de desenvolvimento profissional. Pode ser junto a líderes, funcionários, empreendedores ou pessoas que querem se reposicionar no mercado, entrar nele ou voltar para ele.

Conta com a atuação do coach que irá conduzir o processo em geral com tempo definido e determinado, de acordo com os objetivos a serem traçados. São feitas reuniões e nelas se conversa sobre os objetivos da pessoa, as dificuldades que vem enfrentando profissionalmente e suas conquistas.

São passadas tarefas as mais variadas e a evolução do processo depende da execução das mesmas. Coach sozinho não faz milagre. Muito pelo contrário. Costumo dizer que assim como o nome que adota (treinador) é quem fica ao lado do campo observando, corrigindo, incentivando, dando os exercícios corretos, comemorando os resultados ou "mandando para o chuveiro" quando é a hora. Se não houver um bom "jogador" treinando, nada acontece.

Se ele quer mudar e está disposto a mexer-se para isso, nada como estar com um profissional que o oriente para tal. Se ele acha que precisa mudar mas não está disposto a lutar por isso, nada, ou quase nada acontece.

Em geral as empresas contratam o coach para melhorar o desempenho de funcionários, sua capacidade de liderança, etc. Os objetivos, neste caso, são definidos entre as três partes: coach, empresa contratante e profissional. Entretanto, o vínculo do coach é com o profissional. Há sigilo sobre o que é conversado e, com a empresa, são feitas reuniões regulares para verificação da evolução do coachee (profissional que está passando pelo processo de coach).

É um processo de evolução e que dá bases para novas mudanças futuras. A pessoa que passa por ele passa a realizar mais com direção definida o que gera resultados efetivos, incremento da autoestima e autoconhecimento, além da evolução propriamente dita.

Fonte da Imagem http://marciarodrigues.imed.edu.br/wp-content/uploads/2013/03/resultado-atual-e-desejado.jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário