quinta-feira, 29 de agosto de 2013

4 MOTIVOS PARA ABRIR O JOGO COM SUA EQUIPE



Em uma situação adversa, quando nem tudo está saindo como achamos que deveria estar, seja porque uma pessoa está no lugar errado, seja porque um setor só entrega papéis com problemas, nos vemos dentro de um esforço hercúleo para convencer os funcionários que acreditem que aquilo "não é bem assim" e que tudo vai bem ou vai melhorar.

E lá vão alguns motivos para estimular você líder, empreendedor a abrir o jogo:

1. Assim como cobrir cabelos brancos ou passar maquiagem, encobrir o que não está certo dá trabalho (muito). Se você tem tido muita mão de obra para sustentar uma opinião talvez você mesmo não tenha percebido que aquilo não é real. A verdade não precisa ser verbalizada. Aquilo é ou não é.

2. Quando tentamos colocar algo para a equipe que não corresponde à realidade, os funcionários se empenham mais em mostrar para você o quão errado está e menos em fazer o serviço deles. O foco fica voltado para o erro e não para a solução.

3. Só assumindo que algo está errado ou abaixo do desempenho esperado é que podemos partir para consertar aquilo. E, se não podemos fazer nada, podemos encontrar formas de vivermos bem apesar daquilo ou compensando aquela falha.

  E olha...é nesses momentos que a crise vira oportunidade. É aqui que temos crescimento intelectual e enquanto equipe.

4. Aumento da confiança. Quando um líder expõe de forma corajosa a real situação e a forma como ele espera que  equipe se posicione diante disso é quando ele ganha a confiança da mesma e, consequentemente, seu empenho.

É desconfortável? É. Mas o alívio após a colocação é proporcional ao desconforto anterior. Coragem e vai lá marcar sua reunião para expor o que realmente acontece.

3 comentários:

  1. Muito bom!!!!!! Qualquer semelhança com nossa realidade é mera coincidência.

    ResponderExcluir
  2. Pri,parabens pelos artigos! excelentes... Gisele

    ResponderExcluir
  3. Obrigada Gisele!! Compareça sempre pois estou tentando postar com maior frequência.

    abraços!!

    ResponderExcluir