segunda-feira, 2 de agosto de 2010

O Tempo e a Liderança


Semana passada ministrei um treinamento sobre Gestão de Pessoas. Durante o levantamento de expectativas, apareceu um bom número de pessoas falando sobre a dificuldade em dar conta de suas tarefas do dia-a-dia e exercer seu papel de líder ao mesmo tempo.

Realmente não é fácil e quando não se cosegue equilibrar os dois papéis sabemos que um dos lados acaba sendo prejudicado e, acreditem: ou temos liderados insatisfeitos, tarefas mal feitas ou ainda a invasão em nossa vida privada porque precisamos ficar até mais tarde (no horário comercial sou líder e depois das 18:00h eu começo a fazer o meu trabalho, algo assim).

Acredito que tudo pode e deve ser equilibrado e, bem, existem alguns "truques" que podemos considerar para não onerar nenhum dos nossos lados mas, atenção: perfeição não existe e quando se trata de sobrecarga aquela boa e velha frase "O ótimo é inimigo do bom" impera.

Vamos lá...comecemos com uma lista: antes de sair do escritório no final da tarde (o ideal é que assim seja), faça uma lista. Anote em sua agenda tudo que se lembra que precisa ser feito para o dia seguinte. Veja se tudo realmente precisa ser feito no dia seguinte e garanta pelo menos uma ou duas horas para os imprevistos e pessoas que tenham que falar contigo.

Não fuja das tarefas mais difíceis ou das tarefas mais duras. Uma vez resolvidas, elas dão motivação para enfrentar todas as outras. Se as adiamos acabamos tendo a nítida sensação de que estamos empurrando o problema com a barriga.

Colaboradores interrompem para pedir algo ou tirar dúvidas. Claro que há a tentação de resolver aquilo na hora (ao mesmo tempo em que se entra na cabine e coloca a roupa do Super-Homem) mas só o faça se não estiver ocupado ou se o caso for urgente. Caso não seja esta a situação, preveja quando terminará a tarefa que está fazendo e marque um horário em comum acordo "Podemos falar às 16h00?" Isso não quebrará sua atividade e pode ser que neste tempo ele mesmo encontre a solução por si só.

Caso ele encontre, não se martirize. É somente um sinal de que ele está crescendo profissionalmente e isso complementa sua equipe. Caso não encontre faz parte de ser líder ensinar as pessoas a resolver questões através da delegação. Ajude-o a pensar sobre a solução, pergunte o que ele acha, o que ele faria, corrija pontos que achar interessantes e o incentive a buscar as soluções por si só, a pensar. Veja bem: você não largou, você orientou sem dar respostas prontas pois estas sempre farão com que ele volte em um momento de dúvida.

Pequenas mudanças que fazem diferença. Experimente.

Um comentário:

  1. Boa Noite Priscila, achei muito legal essa sua matéria, fico muito contente por ter lembrado de tudo aquilo que discutimos no treinamento, regristo aqui o meu sincero agradecimento pela sua atenção.

    Um forte abraço

    Marcelo de Carvalho José

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