segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Quando o Chefe não Escuta...

Em março comentei sobre algumas técnicas sobre como conversarmos melhor com os outros, principalmente aprendendo a ouvir e estar presente em qualquer diálogo.

Quando somos nós que estamos conscientes das nossas dificuldades de ouvir e dialogar adequadamente, tudo fica fácil pois temos poder para mudar. Mas e quando a dificuldade está no outro e este é nosso chefe ou aquele cliente difícil, o que fazer?

É mais ou menos assim que ocorre: você começa a expor o caso em uma reunião, a pessoa simplesmente acha que sabe qual a sua próxima palavra e:

a) completa sua frase e/ou
b) repete "eu sei" antes de você terminar a frase e/ou
c) antes de ouvir tudo, já te fornece a solução e/ou
d) pior: antes de ouvir, deduz que você fez tudo errado e já te dá a maior bronca.

Creio que seja uma das situações mais irritantes pelas quais um profissional passa e requer grande jogo de cintura para que a inabilidade alheia não gere mal entendidos ou perdas maiores.

Sendo assim, coloco aqui uma série de dicas que foram levantadas por um grupo de profissionais com o qual trabalhei. Eles falaram sobre as dificuldades em lidar com seus próprios líderes e algumas soluções testadas e aprovadas. Acompanhe:

- Mantenha-se calmo e sereno o tanto quanto conseguir. Se estiver dífícil, respire fundo.

- Evite interromper o chefe. Em geral, este tipo de chefe não gosta de ser interrompido e não vai escutá-lo neste caso. Para garantir, leve algumas balinhas no bolso. Quando ele o interromper, coloque uma balinha na boca e saboreie até que ele termine de falar. Cuidado para não exagerar na balinha.

- Mantenha o mesmo tom de voz do começo de sua exposição ao final.

- E o grande truque: não emende o seu assunto no dele, tentando pegar algum gancho para finalmente concluir o que precisa falar. Simplesmente retome o assunto exatamente de onde você parou, como se ele jamais o tivesse interrompido. Enfatize sua ação, retomando o tema com "Como eu estava dizendo...".

Estas técnicas acabam por gerar um efeito cumulativo (ele aprende que não é produtivo interrompê-lo) e, além de haver mais chances de ele escutar tudo que você vai dizer, pode ser que mude a forma de conversar com você em outras ocasiões.

Quer testar? :-)

Boa sorte!! Boa semana!!
(e depois conte o que aconteceu)

3 comentários:

  1. Boa noite Liske, achei ótima essa sua postagem, estou colocando em prática amanha mesmo, depois te conto como foi essa experiencia...Tenha uma ótima semana...Caso vc tenha algum curso programado na Abrava, por favor...me avise...abraços...Marcelo

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  2. É interessante como a hierarquia pode destruir boas idéias... às vezes vc fica restrito à mostrar seu potencial apenas quando é de interesse de seu chefe, sendo que poderia ser uma atitude que beneficiaria a organização na qual se trabalha... achei excelente esta forma de tomar o controle da situação utilizando artifícios simples.

    Ernesto Cavalo.

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  3. Esta sua matéria é ótima, minhas reuniões são sempre um grande desafio e conseguir completar a minha fala então. Obrigada pelas dicas.

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