segunda-feira, 2 de agosto de 2010

"Poder & Amor"


Olá Pessoal!

Mudando um pouco o tipo de post (porque sim, mudar é preciso), segue uma preciosa indicação de livro.

Há dois anos mais ou menos fui apresentada ao Grupo SOL - The Society for Organizational Learning - www.solonline.org.br ou www.solonline.org e com isto conheci um autor que tem me cativado continuamente - Adam Kahane.

Vou citar um trecho da introdução do último livro dele que saiu pela Editora Senac. Recomendo MUITO! Não só para quem trata de questões sociais direta e propriamente ditas mas para quem está inserido no meio corporativo. Trata-se de "Poder & Amor - Teoria e Prática da Mudança Social" e, para dar o gostinho, segue um trecho que creio, resume o propósito deste livro:

"(...)'O amor e a vontade são interdependentes e pretencem um ao outro. Ambos são processos conjuntivos do ser - uma tentativa de alcançar e influenciar os outros moldando, formando e criando uma consciência do outro. Mas isso só é possível do ponto de vista interno, se ambos (o amor e a vontade) se abrirem, ao mesmo tempo, um para a influência do outro. A vontade sem o amor torna-se manipulação, e o amor sem a vontade torna-se sentimental. E aí se rompe o fundamento das emoções e processos conjuntivos.'

Os processos conjuntivos de May também operam no nível social, de modo que só podemos criar mudanças sociais não violentas se formos capazes de empenhar tanto nosso poder como nosso amor.

Martin Luther King Jr., um dos maiores agentes de mudança social não violenta, era ao mesmo tempo um ativista prático e um líder espiritual. Para enfrentar os mais complexos desafios sociais, indicou um caminho acima da guerra agressiva e da paz submissa, contribuindo para a criação de novas realidades sociais nos Estados Unidos e no mundo. (...) 'O poder sem o amor é imprudente e abusivo', disse (King), 'e o amor sem o poder é sentimental e anêmico'".

Só o comecinho...imaginem o restante.

Ao final do ano passado, estruturei um trabalho juntamente com o Professor Minoru Ueda baseado nos livros "Como Resolver Problemas Complexos" (Adam Kahane), "Presença" (Peter Senge, Otto Scharmer, Joseph Jaworski e Betty Sue Flowers), no qual Kahane é muito citato e "A Dança das Mudanças" também de Senge. O resultado foi muito bom e aguarda para entrar em sala. Agora, com este novo livro, creio que poderemos revisitá-lo para complementações.

Boa semana!!

Um comentário:

  1. Huummm!!Acho que vou gostar de ler Pri. Vou atrás. bj, Cinthia

    ResponderExcluir