Fui convidada por um colégio a dar uma palestra na semana passada sobre Mercado de Trabalho para o pessoal que está prestando vestibular e fazendo suas escolhas de profissão. Inicialmente, pensei sobre o óbvio: falar quais as profissões mais quentes ou menos, qual paga mal ou bem, tem maior empregabilidade, etc.
Felizmente a Você SA saiu na frente e fez uma publicação só sobre isso. Isenta de falar sobre esta vertente do mercado, coloquei-me a pensar sobre o que então eu falaria e aí saíram dois tópicos:
1) O que o mercado de trabalho oferece enquanto estilo de vida para cada profissão.
Você escolhe a profissão normalmente pela atividade pontual da mesma (médicos cuidam da saúde das pessoas, administradores gerenciam empresas, advogados defendem causas na justiça, etc). Mas já parou para pensar que poucos de nós, lá atrás, olhamos algo além do Guia do Estudante e fomos pesquisar que tipo de vida afinal, cada profissional tende a levar em uma determinada área?
2) O que o mercado de trabalho espera de você.
Da mesma forma, não pensando somente em técnica, mas principalmente em comportamento profissional. Na lista não havia idiomas, faculdades, áreas, experiência, etc. Somente comportamentos que provavelmente são desejados por qualquer tipo de organização.
Vale à pena pensar por este lado e enxergarmos nossas carreiras de uma forma mais integral. Se já fizemos nossa escolha inicial lá atrás, no século passado talvez, que tal pararmos para pensar nas escolhas que podemos fazer daqui para frente?
Reestruturar nossas vidas dentro da atual profissão ou nos planejando para iniciar um novo caminho mas, claro, planejando e pesquisando bem antes. Preparando-se integralmente. Que tipo de vida eu quero levar daqui para frente? Quanto tempo quero ter para a minha família, amigos, esporte, lazer, hobbies abandonados? Em que tipo de empresa quero trabalhar ou como seria talvez trabalhar por conta própria?
"O trabalho que for exercer é aquilo que você vai construir, aquilo em que se verá. A sua criação, na qual você cria a si mesmo à medida em que cria o mundo." (Cortella, Mario S.)
Sempre é tempo de recomeçar.
(site da figura: psicologaonline.com.br)
Barbaro Pri! Parabéns! Estou exatamente nessa fase... de repensar... pena que no meu colégio não foi uma profissional tão talentosa como você...beijos
ResponderExcluir